O odor nas axilas e nos pés é algo natural do corpo, mas quando ele se torna excessivo e muito forte, pode ser um sinal de algo mais grave. A cirurgia de bromidrose tem o principal objetivo de tratar esse problema que afeta diversas pessoas ao redor do mundo.

O mau odor acontece pela presença de bactérias ou fungos nessas áreas do corpo, que se manifestam nesses ambientes por eles terem as caraterísticas ideais: quentes, escuros e úmidos. 

Para explicar melhor sobre este procedimento, hoje vamos conversar sobre:

  • Causas da bromidrose.
  • Como é feita a cirurgia de bromidrose?

Confira a seguir!

Causas da bromidrose

Como citado, a bromidrose é uma condição que causa mau cheiro no corpo, geralmente nas axilas e nos pés. Ela decorre, principalmente, da presença de bactérias e fungos que não estão presentes na microbiota normal e na pele normal, e acabam surgindo por algum desequilíbrio, habitando essas regiões e causando mau cheiro.

  • Diferentemente do que muitos imaginam, o suor em si não tem cheiro, muito menos odor fétido. 
  • O que causa o cheirinho desagradável são justamente as bactérias que vivem ali nessas regiões em específico, que se alimentam desse líquido rico em nutrientes, produzido pelas glândulas apócrinas.

Como é feita a cirurgia de bromidrose?

Existem vários tipos de tratamento para a bromidrose. Para determinar o melhor método, é preciso identificar qual é a causa e, a partir disso, avaliar as opções que se adequem melhor e respondam ao caso. 

Uma das saídas é por meio da cirurgia de bromidrose. Essa técnica consiste na redução do número de glândulas apócrinas, por aspiração ou com a remoção direta, e, consequentemente, na diminuição da secreção.

A cirurgia é feita em um plano superficial, com anestesia local e sedação total. 

A recuperação é muito simples na maioria dos casos e a cicatriz fica localizada na prega axilar. 

 

  • Antes de optar por essa operação, é necessário descartar a existência de uma desordem orgânica tratável por meio de técnicas menos invasivas.

 

Para saber mais sobre este procedimento, entre em contato com a clínica do Dr. Alexandre Kataoka.