Entenda a motivação do paciente 

É muito importante ter apoio ao realizar uma cirurgia plástica; ter alguém que entenda a sua motivação ao realizar um procedimento é essencial. Essa pessoa pode auxiliar nas pesquisas e até participar das consultas com o cirurgião plástico, ajudando com perguntas e questionamentos antes da cirurgia. 

 

  • Lembre-se de que uma consulta não serve apenas para perguntar o valor do procedimento e realizar exames pré-cirúrgicos; ela é feita para avaliar todas as questões emocionais, motivacionais, de cronograma e sobre resultados possíveis. 

A consulta é o momento de auxiliar o paciente, que talvez já esteja nervoso ou ansioso, a realizar todas as perguntas necessárias. 

Isso irá proporcionar mais segurança para ambos, paciente e acompanhante, durante todo o processo do pré e pós-operatório (principalmente no caso de cônjuges). 

Se necessário, procure acompanhamento terapêutico para esse período. Entender e apoiar o paciente é muito importante para uma boa recuperação. 

 

Tenha certeza que você consegue prestar o apoio necessário

O paciente precisa de estabilidade no pós-operatório. Portanto, se você, acompanhante, é do tipo de pessoa que passa mal ao ver sangue ou não consegue olhar cicatrizes e cortes, cuidado!

Talvez seja necessário chamar outra pessoa para acompanhar o paciente no hospital. O acompanhante deve ser uma pessoa calma, que saiba resolver problemas e dar suporte emocional ao paciente. 

 

  • A função do acompanhante não é apenas dormir no hospital para acompanhar o paciente durante a internação, ele precisa estar atento ao bem-estar do paciente e saber pedir ajuda aos enfermeiros caso necessário.

 

Prepare-se emocionalmente para o pós-operatório em casa

Os primeiros dias são os mais difíceis. Nesse período, o paciente ainda está se adaptando a novas posturas, que são necessárias para não criar tensão nas regiões operadas. Tenha em mente que o paciente precisará de auxílio para: 

 

  • Alimentar-se
  • Levantar-se
  • Alcançar objetos
  • Tomar banho
  • Encontrar posições confortáveis para dormir ou ao mudar de lugar

Esses pedidos podem não parecer tão complexos, porém tenha em mente que o paciente poderá estar mais emotivo. 

Você é o acompanhante de alguém? Para mais informações sobre pós-operatório, cirurgias plásticas e respostas a dúvidas, siga-nos nas redes sociais (clique aqui). 

Sua dúvida pode ser respondida ainda hoje!