Já se foram os tempos em que as cirurgias plásticas eram um assunto voltado apenas para a estética. Muito mais do que isso, esses procedimentos promovem a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e a elevação do bem-estar. 

Tanto a parte física quanto a parte psicológica se alteram de forma benéfica na vida da paciente. No entanto, antes da realização de um procedimento cirúrgico, alguns pontos devem ser discutidos com o médico, a fim de que sejam obtidos os melhores (e possíveis) resultados.

Hoje conversaremos sobre:

  • Em qual situação escolher realizar a cirurgia plástica?
  • O que é preciso saber antes de fazer uma cirurgia plástica?

Confira a seguir!

Em qual situação escolher realizar a cirurgia plástica?

É necessário entender que algumas cirurgias dependem muito da situação estética e física em que você se encontra, que pode ensejar problemas sérios relacionados à normalidade da sua rotina.

O primeiro sinal de necessidade é a insatisfação estética. Quando o paciente não consegue mais conviver com o problema e isso lhe causa baixa autoestima e dificuldades para se relacionar com outras pessoas.

As cirurgias de correção estética menos invasivas e que podem ser realizadas de forma mais fácil são a lipoaspiração, a otoplastia, a inserção da prótese de mento e as correções faciais.

Problemas funcionais aparecem de forma mais grave e necessitam de ações mais drásticas e de maiores cuidados. 

Os procedimentos para corrigi-los são mais incisivos, pois buscam remodelar e, às vezes, necessitam de um acréscimo de estrutura, que o paciente pode não possuir, além do desconforto com relação às roupas utilizadas durante o pós-operatório.

São exemplos: 

  • Abdominoplastia.
  • Mamoplastia reconstrutiva.
  • Mamoplastia redutora (em casos de dores na coluna, problemas de postura e dores nos ombros).

O que é preciso saber antes de fazer uma cirurgia plástica?

Por se tratar de um assunto complexo, é preciso que o paciente saiba de alguns pontos importantes sobre as cirurgias plásticas:

  1. Qualificação do cirurgião plástico.
  2. Situação do local (clínica) em que o procedimento ocorrerá.
  3. Como será feita a cirurgia? Onde?
  4. Quanto tempo levarei para me recuperar?
  5. Quais os riscos da cirurgia?
  6. Como serão contornadas as eventuais complicações?

Além dessas, outras informações são relevantes, como o tipo de anestesia a ser usado, o tempo de procedimento, se é preciso permanecer internado, como serão as cicatrizes e quais resultados podem ser alcançados com a cirurgia. 

Procure um cirurgião plástico e tire suas dúvidas

O ideal é procurar um médico para avaliar a sua situação e verificar o melhor procedimento que pode ser realizado. Dessa forma, é possível destinar o melhor tratamento para a correção e, assim, trazer melhorias à vida do paciente, aumentando sua autoestima e garantindo um melhor aspecto para seu corpo.