Cuidados com a anestesia

 

Muitas pessoas ainda tem um certo receio da anestesia e de como ela funciona em nosso corpo. De modo geral, em virtude dos altos padrões de qualidade e o rigor com a segurança, garante-se que os equipamentos médicos possuam tecnologia avançada. Tudo isso somado ao treinamento dos médicos anestesistas, fazem com que sejam bem raros os casos em que há alguma complicação anestésica.

No entanto, como a anestesia está correlacionada a algum procedimento cirúrgico, ainda assim existe a possibilidade de que algo saia fora do previsto, por inúmeros motivos. Estes riscos podem ser decorrentes não apenas da anestesia, mas também da cirurgia e da condição clínica do paciente.

 

Cuidados antes da anestesia

Para facilitar a identificação de que algo esteja errado com relação ao efeito da anestesia, inclusive reduzir as chances de que algo ocorra, o cirurgião sugere algumas condutas com antecedência o paciente:

É proibido interromper o uso de qualquer medicação sem que haja a orientação e consentimento do médico, também deve-se relatar todas as medicações que o paciente use. No dia do procedimento não estar com unhas esmaltadas, lentes de contato e maquiagens ou cosméticos em geral, assim como deve se tirar jóias (anéis, pircings, relógios, brincos, etc) e próteses dentárias removíveis.

Lembre-se também de dormir cedo na noite anterior ao procedimento, ter uma alimentação leve, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas. Também é necessário levar ao hospital, no dia do procedimento, todos os exames realizados e pedidos pelo médico.

 

Possíveis complicações

As complicações mais comuns causadas por anestesias são: As respiratórias; falta de ar, baixa na oxigenação do sangue. Alérgicas: inchaço dos olhos, reações na pele. Cardiovasculares: arritmias cardíacas, queda de pressão.

Para evitar que essas e outras complicações aconteçam, os anestesistas são treinados a trabalhar com agilidade diante de momentos assim, evitando que a situação evolua.

 

Cuidados depois da anestesia

Depois que é feito o procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica, nesse local ele ficará sendo observado até que esteja consciente e nas condições corretas para poder receber alta. Dentro desse período o médico e as enfermeiras vão avaliar sua situação física e se ele está respondendo como o esperado.

Caso seja necessário algum cuidado mais específico, o paciente pode ser direcionado para UTI ou outra unidade específica para que seja monitorado por uma equipe especializada.