Principais cuidados que contribuem para cicatrizes bonitas

Cada pessoa tem uma capacidade cicatricial independente e, por isso, os mesmos cuidados podem resultar em aspectos diferentes, principalmente se o paciente tiver histórico de má cicatrização. Porém, de maneira geral, os cuidados essenciais para qualquer cicatriz bonita são: 

 

  • Repouso no pós-cirurgia: O repouso do tecido operado é essencial para sua recuperação, pois a tensão na região pode prejudicar a cicatrização, tornando a cicatriz grossa e mais aparente. Esse é um dos fatores pelos quais a movimentação no pós-cirurgia é restrita.
  • Evitar exposição ao sol e exposição ao calor: O calor produz uma série de complicações como o edema, ou seja, um inchaço causado por excesso de líquido retido, que prejudica a cicatrização e contribui para uma cicatriz hipercrômica, que fica mais escura do que a pele normal do paciente. 

 

Esses riscos estão presentes em qualquer cirurgia plástica, e o ideal em todos os casos é ficar de repouso total em casa, de preferência em locais frescos e arejados. 

Se você mora em uma região naturalmente quente, o recomendado é contar com a ajuda de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para a refrigeração do espaço. Isso ajuda na boa recuperação da cicatriz da cirurgia plástica.

 

Tratamentos extras durante o pós-operatório

Além dos cuidados básicos e essenciais para cuidar das cicatrizes, alguns tratamentos estão disponíveis para ajudar no processo de cicatrização. São eles: 

 

  • Cremes manipulados anti-inflamatórios: Em geral, devem ser aplicados no período da manhã. A ação anti-inflamatória estimula a reparação da pele e previne a formação de cicatrizes anormais
  • Fita de silicone: Ajudando a reduzir o depósito de colágeno na região operada. 

O depósito de colágeno deve ser evitado pois é ele que torna a cicatriz “grossa” e aparente. A fita deve ser colocada em contato com a cicatriz após o banho e, em geral, deve permanecer por oito horas. O uso da fita deve ser recomendado pelo seu médico-cirurgião. 

 

  • Ozonioterapia: A aplicação do ozônio promove a regeneração do tecido cutâneo, por ser um elemento que ajuda na oxigenação do tecido e na quebra das fibras disformes de colágeno, promovendo uma boa cicatrização. O procedimento pode ser feito até mesmo como tratamento para cicatrizes antigas. 
  • Betaterapia: Um tipo de radioterapia feita na área em que a cicatriz se apresenta. Em geral, é feita no tratamento de cicatrizes antigas, grossas e de pouca qualidade estética. Feixes de elétrons são emitidos na região cicatrizada, impedindo a proliferação de células que causam a cicatrização hipertrófica

 

Esses tratamentos podem ser feitos em maior ou menor intensidade, dependendo do histórico de cicatrização do paciente. Para mais informações diárias, siga-nos nas redes sociais clique aqui.