O Brasil é um país tropical, onde há uma alta incidência de ondas de calor e exposição solar durante o ano todo. Deve-se tomar cuidado com a exposição excessiva aos raios ultravioletas naturais, pois podem gerar graves consequências à pessoa, como o câncer de pele, que já corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. Entenda o que ocorre quando você permanece em exposição solar no pós-operatório.

A proteção adequada ao se expor ao sol é fundamental para prevenir o câncer de pele e outras patologias, além do aparecimento de manchas, pintas e sardas.

A atenção com esse fator deve ser diária, independente da estação ou do clima do dia especificamente, pois a radiação ultravioleta também atravessa as nuvens e está presente mesmo em dias frios ou nublados.

O dano gerado pela exposição solar em excesso é cumulativo, portanto, é importante que as medidas e a conscientização sobre a importância da proteção existam desde a infância.

Exposição solar no pós-operatório

A exposição solar logo depois de se submeter a uma cirurgia plástica, seja ela corporal ou facial, é perigosíssima! Os cuidados com o sol no pós-operatório são extremamente importantes para não prejudicar o resultado da cirurgia e do processo da cicatrização.

A partir do momento em que uma pessoa realiza uma cirurgia plástica, deve pôr em prática cuidados redobrados com a pele.

Por isso, seguir as orientações do profissional é primordial para evitar possíveis complicações e problemas com a operação.

Consequências na cirurgia plástica

Geralmente, os cirurgiões plásticos liberam a exposição ao sol para os pacientes apenas após 30 dias depois do procedimento, já que o sol implica diretamente na cicatriz e pode torná-la escura e de uma forma irreversível.

É possível que haja o escurecimento das cicatrizes, surgimento de manchas que podem deixar as cicatrizes com aparência de tatuagem e a sensação de inchaço e latejamento, em razão da vasodilatação.

A área cicatrizada é uma região que naturalmente perderá uma quantidade de líquido maior e, se somada à ação do sol, a textura da pele poderá ficar ainda mais ressecada e desidratada, pela facilidade de evaporação da água do local.

Conheça nossos tratamentos, acesse nosso site e saiba mais: https://www.alexandrekataoka.com.br/