O período da menopausa inicia-se no fim da menstruação na vida de uma mulher, veja como isso impacta ao realizar uma cirurgia plástica. Normalmente, isso ocorre dos 45 a 55 anos e significa que a mulher não está mais na fase reprodutiva, em virtude do esgotamento do estoque de óvulos que se deu início durante a puberdade.

É durante essa fase que a mulher para de produzir um hormônio importante chamado estrogênio, responsável pelo controle da ovulação, e passa a sentir sintomas muito fortes que afetam sua rotina e sua qualidade de vida.

Conheça alguns dos principais sintomas envolvendo menopausa que devemos atentar na hora de realizar uma cirurgia plástica:

Irritabilidade e depressão – o estrogênio proporciona à mulher bem-estar e autoestima, ocasionando em mais ânimo e alegria aos seus dias; sem ele, a mulher pode até mesmo desenvolver depressão.

Descontrole do colesterol – o hormônio também está relacionado ao equilíbrio de taxas metabólicas no sangue, como o colesterol “bom” (HDL) e o colesterol “ruim” (LDL).

Alterações físicas – é comum que a ausência do estrogênio cause a diminuição do brilho da pele e possibilita que haja a concentração de gordura na barriga.

Osteoporose – depois da menopausa, a mulher pode desenvolver osteoporose, doença que causa enfraquecimento ósseo, levando a fraturas.

Sintomas vasomotores (SVM) – ondas de calor no pescoço, no rosto e no peito afetam até 80% das mulheres.

Além disso, durante a menopausa cresce o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias (aumento de lípides sanguíneos), além da ocorrência de alguns tipos de câncer, como de mamas, de ovários e de endométrio.

Lipoaspiração na menopausa

As mulheres que estão na menopausa e optam por realizar uma lipoaspiração têm menos chances de acumular gordura localizada em algumas regiões do corpo.

Além de auxiliar na redefinição da silhueta feminina nesta fase da vida, esse procedimento serve para remover gordura debaixo da pele e poderá evitar que haja acúmulo de gordura ocasionado pela menopausa no futuro.

As intensas mudanças hormonais que se produzem durante essa fase provocam consequências no corpo feminino, sobretudo em termos de acumulação de gordura corporal.

A lipoaspiração proporciona, de forma efetiva, a nova distribuição da gordura durante a menopausa.

Conheça nosso trabalho, acesse nosso site e saiba mais.