O que são e por que aparecem pontos expulsos no organismo

Em geral, esses pontos aparecem quando nós, cirurgiões, utilizamos fios inabsorvíveis (que o corpo não absorve). Em geral, em alguns locais do corpo, nos quais existe maior tensão entre os tecidos, é utilizado um fio de mononylon. 

Quando o ponto é dado, a linha é cortada e, por vezes, a ponta do fio fica rígida (devido a sua curta extensão). Durante a cirurgia, temos o cuidado de virar essa ponta para baixo, para não incomodar a paciente e evitar os pontos expulsos. Porém, algumas vezes acontece de a ponta virar sozinha, dentro do organismo da paciente. 

Essa ponta rígida é identificada pelo organismo como um corpo estranho e começa aí um processo de expulsão do organismo estranho. Uma dinâmica parecida acontece com a contratura capsular de implantes de silicone: 

  • Quando o organismo recebe o implante de silicone, ele o considera como um corpo estranho, não natural da anatomia. 

Isso o leva, como em mecanismo de defesa, a criar uma membrana que isola o silicone do resto do corpo, uma cápsula fibrosa que funciona como uma cicatriz interna. 

 

O que fazer para cuidar e retirar os pontos expulsos

Em primeiro lugar, mantenha a calma: pontos expulsos são comuns. Para cuidar deles, são necessários apenas dois procedimentos:

  • Manter o local bem higienizado: lavar com água, sabão e, se desejar, utilizar Mertiolate para a realização da assepsia do local. 
  • Procurar o cirurgião plástico que realizou a cirurgia

O grande problema com pontos expulsos acontece quando o paciente tenta tirar essa bolinha com uma pinça ou algum outro instrumento não esterilizado. Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. 

Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos. 

 

 Como cuidar da cicatrização de pontos cirúrgicos

Após a retirada dos pontos expulsos, você poderá voltar com os cuidados diários com a sua cicatriz. Vamos retomar quais são os cuidados? 

  • Fatores que auxiliam a cicatrização de pontos cirúrgicos: repouso no pós-cirurgia, para que não haja tensão na região operada; baixa exposição ao sol (nos primeiros dias) e hidratação. 

Além disso, o calor produz uma série de complicações como o edema, ou seja, um inchaço causado por excesso de líquido retido, que prejudica a cicatrização. 

  • Fatores que prejudicam a cicatrização de pontos cirúrgicos: tabaco, anemia e diabetes prejudicam a oxigenação dos tecidos. Portanto, consulte o seu médico para controlá-los. 

Além desses cuidados básicos, você pode optar por tratamentos como a fita de silicone, a ozonioterapia, a betaterapia e até mesmo a utilização de cremes manipulados com ação anti-inflamatória. Consulte o seu cirurgião plástico para verificar a necessidade de cada um desses procedimentos. 

Você já teve pontos expulsos? 

Para mais informações sobre pós-operatório, cirurgias plásticas e respostas a dúvidas, siga-nos nas redes sociais (clique aqui)

Sua dúvida pode ser respondida ainda hoje!