O implante de próteses de silicone nos seios é uma das cirurgias plásticas mais procuradas nos dias de hoje. 

 

O assunto gera uma série de dúvidas que queremos esclarecer antes de pisarmos em uma clínica de cirurgia plástica. Uma das maiores é se a troca das próteses é obrigatória a cada 10 anos.

 

No post de hoje, vamos responder às seguintes questões:

 

  • Quando é necessário realizar a troca de próteses de silicone?
  • O que ocorre se não for realizada?
  • Como é feita tal troca?

 

Confira tudo a seguir!

 

Quando é necessário realizar a troca de uma prótese de silicone?

A troca das próteses mamárias geralmente ocorre em razão:

 

  • Da expiração da data de validade.
  • De mau posicionamento após a cicatrização.
  • De emagrecimento excessivo ou de ganho de muito peso, quando a prótese acaba ficando com uma localização indesejada.

 

Há outras situações mais graves, como é o caso de ruptura ou perfuração de prótese, que pode ser causada por acidentes. Nesse caso, é importante ir até um hospital para verificar a ocorrência de alterações, já que alguns danos podem não ser tão perceptíveis sem exames.

 

Se a prótese não se enquadrar em nenhuma das situações citadas, a troca talvez não seja necessária, mas é importante que o cirurgião dê o seu parecer a esse respeito.

 

O que acontece se não houver a troca?

Se a prótese sofrer uma ruptura, o silicone pode vazar para outros tecidos vizinhos do corpo, causando outros graves problemas para o indivíduo, sendo até mesmo necessário realizar uma raspagem para retirar a parte infectada.

 

Quando não tratada, essa infecção pode se espalhar cada vez mais, comprometendo a saúde da paciente.

 

Por isso, é importante que você mantenha suas consultas com o seu médico de tempos em tempos, para garantir a saúde do seu corpo e do seu silicone.

 

Como é feita a troca das próteses de silicone?

O procedimento de troca das próteses é bem parecido com o de implante. Primeiro é retirada a cápsula que se cria em volta da cápsula e, logo após, é feita a troca do material em questão.

 

Novos cortes só serão feitos em casos específicos, como para eliminar flacidez, por exemplo. Caso não haja nenhum tipo dessas ocorrências, não haverá novas cicatrizes.

 

A recuperação, se a cirurgia não apresentar nenhuma complicação, será bem parecida com a de implante do silicone, também. Sempre consulte o seu médico para tirar suas dúvidas.

 

Para ficar por dentro sobre as cirurgias plásticas, siga-nos nas redes sociais! Novos conteúdos são postados diariamente.