Causas do aumento das mamas masculinas

A ginecomastia masculina pode ter três causas: fisiológica, secundária e idiopática. 

  • Fisiológica: Mais frequente em adolescentes de 12 a 14 anos ou em homens mais velhos, após os 60 anos. Ocorre quando há um desequilíbrio entre os estrógenos e os andrógenos, ou seja, hormônios masculinos e femininos. Essas alterações têm a tendência a se reequilibrar com o tempo, e as mamas voltam ao seu aspecto normal. 
  • Secundárias: Ocorre após o uso de anabolizantes ou hormônios durante treinos de exercícios físicos ou após o acometimento por patologias como insuficiência renal ou hepática. Nesses casos, com a interrupção dos hormônios e o tratamento das patologias, é possível ver uma redução da ginecomastia. 
  • Idiopáticas: Não tem causas definidas

 

Normalmente o diagnóstico da ginecomastia é feito no consultório, durante a consulta, porém em alguns casos são necessárias ultrassonografias ou tomografias para que se possa analisar a composição da mama.

 

 Tratamento para a ginecomastia masculina

O tratamento da ginecomastia, em geral, acontece quando o aumento das mamas é de causa idiopática. Existem dois tipos de tratamento: tradicional e cirúrgico.

 

  • Tratamento tradicional: Durante alguns meses o paciente fica sob análise, para que haja um acompanhamento da evolução ou regressão do volume das mamas. Este tratamento, em geral, é feito em adolescentes, que, com o passar dos meses, podem ter seu quadro hormonal restabelecido de forma natural. Após esse período de observação, caso não haja regressão do volume mamário, é sugerido o tratamento cirúrgico 
  • Tratamento cirúrgico: A cirurgia de ginecomastia masculina varia de acordo com a composição do volume mamário do homem. Muitas vezes, esse aumento do volume mamário é apenas um acúmulo de gordura, que pode ser tratado com uma lipoaspiração, que proporciona cicatrizes pequenas. Porém, em alguns casos, a condição acontece por um aumento de glândulas mamárias. Neste caso, é necessária uma cirurgia no peitoral – que, em geral, produz cicatrizes nos mamilos. 

 

 Técnicas cirúrgicas para redução do volume mamário masculino

As técnicas cirúrgicas utilizadas para a ginecomastia variam de acordo com o caso do paciente. A cirurgia pode: 

  • Retirar gordura e glândula mamária, aliando a lipoaspiração com a cirurgia de ginecomastia.
  • Retirar excesso de pele com uma cirurgia de mamoplastia clássica.

 

Este último caso, que é raro, ocorre quando existe um aumento muito significativo das glândulas mamárias. A cicatriz pode ficar parecida com as cicatrizes de cirurgias femininas (ao redor da aréola, na vertical da mama e na horizontal).

No entanto, a maioria das cirurgias são feitas com retirada de gordura ou retirada de glândulas, apenas. 

Converse com o seu cirurgião sobre as possibilidades disponíveis para você e siga-nos nas redes sociais (clique aqui) para mais informações sobre cirurgias plásticas.