A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo aspirar a gordura localizada. A técnica vem se modernizando com o passar dos anos e ganhando mais notoriedade, principalmente nas redes sociais. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que acontece nessa cirurgia e quais são as principais técnicas. 

Confira!

O que acontece durante a lipoaspiração?

Como dito no início deste artigo, a lipoaspiração é uma cirurgia que aspira a gordura de determinada parte do corpo. A escolha de sedação e anestesia é realizada em função do tipo de técnica empregada pelo cirurgião responsável. 

É então administrada uma solução para que o sangramento e o trauma sejam reduzidos.

  • Através das incisões, o médico coloca uma cânula para que a gordura seja deslocada e, logo após, aspirada para fora do corpo do paciente, com o auxílio de uma seringa ligada à cânula ou por um pequeno aparelho aspirador. 

Os resultados desse procedimento poderão ser vistos quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem, o que pode ser potencializado com uma boa dieta e com as atividades físicas recomendadas pelo médico. 

Os principais tipos de lipoaspiração

Normalmente, essa cirurgia é feita para a definição de abdômen, papadas e braço, mas pode ser feita em outras áreas do corpo em que o paciente tenha um acúmulo maior de gordura que deseja retirar.

 Veja a seguir as principais técnicas dessa cirurgia.

  1. Lipoaspiração de alta definição (Lipo HD): Essa técnica é uma das mais realizadas atualmente, e consiste em esculpir o corpo. Em vez de tirar a gordura de maneira ampla, a retirada acontece apenas nas junções da musculatura, deixando os músculos mais evidentes e contornados. Aqui é usada a anestesia local, peridural ou geral, e o tempo de recuperação é de até 30 dias, dependendo das recomendações médicas.
  2. Lipoescultura: Essa também ficou bastante conhecida por dar um melhor contorno até mesmo para o rosto, em determinadas situações. Aqui a gordura é retirada de um local, como a barriga, e passa por um processo de purificação para ser enxertada em outra área do corpo, como nos glúteos. Por ser uma gordura retirada do próprio paciente e enxertada, o organismo tende a aceitar facilmente o procedimento.
  3. Lipoaspiração a laser: Essa técnica utiliza uma cânula com laser na sua extremidade, que tem a função de quebrar todas as células de gordura do local, deixando o conteúdo líquido. Após esse processo, o cirurgião usa outra cânula para fazer a sucção da gordura liquefeita, retirando-a mais facilmente. Em razão do calor do laser, pequenos vasos sanguíneos são cauterizados, diminuindo a chance de sangramentos. Essa técnica não é indicada para enxertos, pois há destruição de adipócitos.

Para ficar saber mais sobre a cirurgia de lipoaspiração, entre em contato conosco.