A mentoplastia é o procedimento cirúrgico que busca adequar o formato da região do mento, isto é, do queixo, aumentando ou diminuindo. 

Hoje falaremos sobre:

  • O que é a mentoplastia?
  • Para quem é indicado?
  • Cuidados durante o pós-operatório.

Confira a seguir!

O que é a mentoplastia?

A mentoplastia é o nome dado ao procedimento cirúrgico que trata do formato do mento, ou seja, da forma da parte que compreende o pescoço, a mandíbula e o terço inferior do rosto. Por meio dele, é viável o aumento ou a redução do queixo.

Essa intervenção também é conhecida como cirurgia do queixo ou cirurgia do contorno cervical. Entre as práticas mais comuns nesse procedimento estão:

  • Uso de prótese de silicone: é o mais indicado para os casos de retração do queixo.
  • Uso de Porex: uma alternativa para aumentar o tamanho do queixo é a utilização desse polietileno.
  • Cirurgia ortognática: para uma sensação mais harmônica sobre o posicionamento do queixo em relação aos dentes, maneja-se o osso do maxilar e da mandíbula.

Ela é dividida em:

  • Mentoplastia de aumento: sugerida para os pacientes que apresentam o maxilar superior muito à frente dos dentes de baixo.
  • Mentoplastia de redução: indicada para os pacientes que possuem os dentes inferiores mais projetados em relação ao maxilar superior.

Lembrando que é o cirurgião plástico quem avaliará as condições da pessoa e identificará quais serão os procedimentos necessários para cada caso. 

Há situações nas quais será realizada remodelação do osso, em outras há a necessidade de associar a colocação de uma prótese e procedimentos diversos: o que for preciso para proporcionar melhora na proporção do rosto.

Para quem é indicada a mentoplastia?

O formato do rosto é estruturado basicamente pelo queixo e pelo nariz. É esteticamente harmônico que um seja alinhado com o outro. Porém, em algumas pessoas, a relação entre essas partes não é visualmente proporcional. 

O problema pode ocorrer: 

 

  • Devido a um posicionamento retraído do queixo, em que ele tem a aparência menor do que deveria. 
  • O contrário, quando é projetado e parece maior do que o ideal.
  • Um terceiro caso seria a assimetria do mento.

 

Nem só estéticas são as imperfeições que a mentoplastia pode tratar. Existem também as deformidades funcionais, que serão identificadas pelo médico especialista. 

Com exceção dos casos de traumas, a cirurgia do mento é recomendada para pacientes acima dos 18 anos.

Cuidados durante o pós-operatório

No pós-operatório, é normal que haja inchaço nos primeiros dois dias. Ele irá diminuir gradativamente, até que desapareça, o que normalmente leva de 7 a 10 dias.

Dependendo da situação, pode ser que seja necessário usar aparelho nos dentes para que ocorra o realinhamento da arcada superior em relação à inferior.

O procedimento costuma oferecer bons resultados com a harmonização da face: a mudança na forma do queixo afeta positivamente o aspecto estético e funcional da região, além de elevar a autoestima do paciente.

Para saber mais sobre procedimentos e estética, acesse o blog clínica do Dr. Alexandre Kataoka