As linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos da face e agravadas por vários fatores como álcool, cigarros, estresse, a exposição ao sol, hábitos alimentares ruins, noites mal dormidas e o envelhecimento natural da pele.

Elas podem aparecer antes do que o esperado, por volta dos 20 anos, especialmente em locais da face onde se é mais expressivo, como nos arredores da boca, testa e olhos.

Geralmente se dão razão da progressiva perda de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele, decorrente do tempo, e ficam cada vez mais profundas e marcadas.

A pele, de maneira geral, possui duas características importantes: a elasticidade e a plasticidade. A primeira é a capacidade de resposta à movimentação da musculatura, a segunda é a aptidão de se moldar novamente ao estado inicial.

É normal que, com o tempo, nós percamos quantidade e qualidade do colágeno, assim como há a diminuição de ácido hialurônico, favorecendo a formação de rugas.

Cuidados simples

As marcas de expressão são inevitáveis para qualquer pessoa, elas são resultado de tudo o que já foi mencionado, do tecido fibroso e da desaceleração da renovação celular, intensificadas após os 30 anos.

No entanto, existem alguns cuidados rotineiros que são simples e podem trazer bons resultados e conseguir suavizar as marcas, e até retardá-las.

Usar protetor solar todo dia

Os raios ultravioletas estão entre os maiores causadores do câncer de pele, pois oxidam as células e alteram a elasticidade, ocasionando o envelhecimento precoce. Então é recomendado o uso diário de filtro solar pela manhã, e reaplicar durante a tarde é essencial.

Aplicar cremes de tratamento específicos para o rosto

Bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE são suficientes para prevenir as linhas de expressão ou, pelo menos, retardá-las. Tanto o hidratante quanto os cremes de tratamento precisam ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e antes de dormir, compondo as rotinas de limpeza.

Diminuir as “caras e bocas”

Franzir a testa, fazer movimentos muito expressivos e amplos com a boca e a região dos olhos, forçar os lábios para baixo para demonstrar suas emoções como tristeza ou surpresa acaba resultando em movimentos repetitivos e as linhas de expressão. Busque observar seus hábitos e se reeducar para diminuir a frequência dessas expressões.

Conheça mais tratamentos acessando nosso site: https://www.alexandrekataoka.com.br/